Carregando Post...

QUEM FOI SALOMÃO ?

Segundo o relato bíblico, Salomão foi o mais rico e poderoso dos reis judeus. Sob seu reinado, Israel atingiu o máximo esplendor. Da linhagem de Judá, era o segundo filho de Davi e Batseba e foi ungido rei antes da morte de seu pai, por se temer que seu irmão Adonias, filho de Davi com Hagite, usurpasse o trono, prometido a Salomão.
Após a morte de Davi, para consolidar o seu reinado, Salomão mandou matar seu principal rival, seu meio-irmão Adonias, e o general Joabe, além de depor o sacerdote Abiatar, por serem, ambos, aliados de Adonias. Joabe e Abiatar foram substituídos, respectivamente, por Benaia e Zadoque, leais a Salomão.
Em sonho, Deus concedeu-lhe a Sabedoria que pedira, a qual logo se revelou, no famoso caso, conhecido como o “Julgamento de Salomão”, das duas mulheres que reclamavam a mesma criança como filho. A Rainha de Sabá, atraída por sua reputação, fez longa viagem para conhecer sua Sabedoria.
Em seus quarenta anos de reinado, Salomão demonstrou ser um excelente político e administrador.
Como político, fez alianças com o Egito, casando-se com a filha do Faraó; com Hiram, rei da cidade-estado fenícia de Tiro; com Balkis, a Rainha de Sabá; com os moabitas, amonitas, iduméios, sidônios e heteus, casando-se com mulheres dessas nações.
Como administrador, fortificou Jerusalém e embelezou-a com edifícios reais; reconstruiu as cidades de Gezer, Betorom, Baalate e Tadmor; para suprir a corte com alimentos, dividiu o reino em 12 distritos, cada um com a responsabilidade de fornecer provisões por um mês; promoveu um próspero comércio marítimo; e manteve um poderoso exército que submeteu os heteus, amorreus, fereseus, heveus e jebuseus, tornando-os tributários de Israel.
Tal como sua Sabedoria, seu harém era proverbial: segundo a Bíblia, tinha 700 esposas e 300 concubinas! (Pena que não haja registros de como Salomão dava conta dessas 1000 mulheres).
Atribui-se a Salomão a autoria de três livros bíblicos: Provérbios, Cântico dos Cânticos (Cantares de Salomão) e Eclesiastes, além dos Salmos 72 e 127.
Ainda sob o ponto de vista religioso, quiçá por respeitar as crenças de seus vizinhos e das várias tribos que governava, não se mostrou um monoteísta ortodoxo, pois a despeito de ter construído o afamado Templo de Salomão para cultuar o Deus dos judeus, edificou também templos a Astarte ou Astarote, deusa dos sidônios; a Milcom, deus dos amonitas; a Camós, deusa dos moabitas; e a Moloc, deus dos amonitas.
Para sustentar a luxuosa corte de Salomão, o povo vivia oprimido e descontente com os pesados tributos que eram devidos e recolhidos aos cofres governamentais.
Essa política econômica, mantida por seu filho e sucessor Roboão, foi a causa da separação das tribos que constituíam o Estado judeu. Somente as tribos de Judá e Benjamim permaneceram fiéis a Roboão, constituindo, ao sul, o reino de Judá, com Jerusalém como capital. As outras tribos, sob a liderança de Jeroboão, formaram ao norte o reino de Israel, com capital em Siquém, posteriormente transferida para Samaria.
O reino de Israel sobreviveu 208 anos (930 a 722 a.C.). Com a queda de Samaria, a maioria de seus habitantes foi levada cativa para a Assíria. Já o reino de Judá durou 343 anos (929 a 586 a.C.). Com a destruição de Jerusalém pelo rei caldeu Nabucodonosor, a maioria de seus habitantes foi levada prisioneira para a Babilônia.
Segundo a tradição judaica e cristã, Salomão é, ao mesmo tempo, adorado e censurado. Adorado por sua sabedoria, pelos escritos que produziu e pelo templo que construiu. Censurado por se unir a mulheres que, ao invés de se converterem ao Deus dos judeus, fizeram-no afastar-se dele, cultuando outros deuses.
Para a Maçonaria, Salomão é mais importante pelo que simboliza – a Sabedoria – do que propriamente pelo que foi ou fez. Salomão é personificado, nas Lojas maçônicas, pelo Venerável Mestre e pela deusa Minerva, deusa e símbolo da Sabedoria.



Do livro Personagens Bíblicos da Maçonaria Simbólica – Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz

Comentários

Deixe um Comentário

Posts Recentes

10/Outubro/2019

Sessão Magna - Céu Aberto

11/Outubro/2019

QUEM FOI SALOMÃO ?

03/Outubro/2019

O que é Maçonaria

01/Outubro/2019

Símbolo Perdido

01/Outubro/2019

Salmo 133


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Retornaremos !!!

Telefone

(11) 1111-1111

(11) 99999-9999 (WhattsApp)

Email

contato@pilaresantediluvianos.com.br

Localização

Rua Formosa do Oeste, 117, Res. Rancho Grande - Itaquaquecetuba - São Paulo